sábado, 28 de março de 2009

VAMOS LER A BÍBLIA.

A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO.
“Um homem tinha dois filhos. O mais moço disse a seu pai: Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai então repartiu entre eles os haveres. Pouco dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou sua fortuna, vivendo dissolutamente.
Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria. Foi pôr-se ao serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos para cuidar dos porcos. Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. Entrou então em si e refletiu: Quantos empregados há na casa do meu pai que têm pão em abundância... E eu, aqui estou a morrer de fome! Levantar-me-ei e irei a meu pai, e dir-lhe-ei: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados. Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando o seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
O filho disse, então: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai falou aos servos: Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-la, e pondo-lhe um anel no dedo e calçado aos pés. Trazei também um novilho gordo e matai-o; comamos e façamos uma festa. Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado. E começaram a festa”.
O filho mais velho estava no campo. Ao voltar e aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um servo e perguntou-lhe o que havia. Ele lhe explicou: Voltou teu irmão. E teu pai mandou matar um novilho gordo, porque o reencontrou são e salvo. Encolerizou-se ele e não queria entrar, mas seu pai saiu e insistiu com ele. Ele, então, respondeu ao pai: Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com os meus amigos. E agora, que voltou este teu filho, que gastou os teus bens com as meretrizes, logo lhe mataste um novilho gordo!
Explicou-lhe o pai: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo que é meu é teu. Convinha, porém, fazermos festa, pois este TEU IRMÃO estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado.” (Lucas 15:11-32)
No Evangelho de Lucas, Jesus fala para à multidão em parábolas. Nesta parábola o pai é um homem rico, dotado de grande coração, cheio de amor, generoso e franco para com seus filhos, a imagem de Deus. Os dois filhos representam as escolhas, os caminhos. Neste texto, podemos descobrir e mergulhar ainda mais na profundidade infinita do Amor e do perdão de Deus. Sempre disponível para receber com alegria e perdão o filho que se redime verdadeiramente dos seus pacados e decide voltar para o pai. Agora pensemos, com o coração humilde e sincero na infinita bondade e miserecórdia Divina! "Tem misericordia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias." (Salmo 51:1)

13 comentários:

  1. Olá, Valdemir.

    Também gosto muito desta parábola. Ela demonstra que Deus está sempre de braços abertos para nos receber.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Valdemir,

    Há um Prêmio para você lá em meu blog.

    Você merece.

    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Valdemir, é uma honra recebê-lo – sempre – em meu blog. É excelente ter a honra de ler comentários que são verdadeiras poesias. Isso me deixa muito feliz. É maravilhoso visitar o seu blog e ler – sucessivamente – coisas lindas, importantes e reflexivas. Considero-me um cara de sorte por ter ficado amigo de um grande sábio. Luz, sucesso e paz. Um abraço amigo.

    (Sir E. G.)

    ResponderExcluir
  4. Valdemir, eu é que agradeço pela sua gentileza.

    Obrigado também por colocar meu banner em seu blog. O seu também já está lá no Ponderantes.

    Abraços, um bom domingo e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  5. oie..
    desculpa a invasão ta bom??

    muito iluminado o seu blog e acredito que a sua pessoa também..

    sobre o seu post..
    acredito que Deus sempre acolhe aqueles que possuem o coração arrependido, e aqueles que perdoam..

    pra não deixar de visitá-lo mais vezes ti seguirei.. :D
    ti convido a visitar o meu cantinho

    fica na santa paz de Deus..
    bjuu
    gabi'h

    ResponderExcluir
  6. Valdemir Reis
    grazie del bellissimo commento che mi hai scritto e dei complimenti , spero di meritarli.
    Facciamo tesore delle parole di
    San Francesco d'Assisi per dire:

    "Iniziamo a fare ciò che è necessario, poi ciò che è possibile, e improvvisamente si sta facendo l'impossibile".
    cogliamo tutto quello che di buono la vita ci offre.

    Godiamoci questa S. Pasqua
    e rendiamo grazie a Cristo che risorge per il meraviglioso dono della vita.

    Con un un momento di
    riflessione e di gioia, un'occasione per liberarci di tutti i nostri dubbi e ritrovare nuova fiducia nella vita e nel prossimo .

    A TE E FAMIGLIA
    BUONA PASQUA .LINA

    ResponderExcluir
  7. Valdemir
    Obrigada pela visita em meus Blogs, ainda estou formatando as idéias, mas em breve pretendo lançá-las integradas num Portal.
    Serás sempre muito bem vindo.
    Desejo que tua semana seja muito iluminadas.
    Druwittch

    ResponderExcluir
  8. Querido amigo: quiero estar presente en estos días de la PASCUA de RESURECCIÓN para darte un gran abrazo y desearte que pases una PASCUA en plena felicidad junto a tus afectos y sentimientos. Te sé hombre del Señor por lo tanto tú alma está bendecida hacia la eternidad. Un fuerte abrazo andino. Víctor (Salta, Argentina)

    ResponderExcluir
  9. Valdemir,

    O perdão é fonte inesgotável de felicidade. Sempre saliento aos amigos que guardar rancor ou mágoa, faz adoecer o próprio corpo, o que acaba se tornando um presente de Deus para que possamos repensar o porque guardamos sentimentos negativos.

    Perdoar é o mais digno dos sentimentos e nos faz muito bem, tornando-nos libertos.

    Cris

    ResponderExcluir
  10. É SEMPRE MARAVILHOSO LER ESTAS POSTAGENS E VISITAR O BLOG, ESTOU LEVANDO ESTE BANNER PROS MEUS BLOGS TAMBÉM, ABRRAÇOS.

    ResponderExcluir
  11. Valdemir grazie dei bei commenti che lasci da me.
    Mi fanno immensamente piacere.
    Il banner è bellissimo, anche le dimensioni ok.
    Toglierei : visita ora; va bene: felice della visita.
    E il codice? se qualcuno volesse prelevarlo?
    Sei un tesoro!

    ResponderExcluir
  12. Va bene: FELICE DELLA VISITA, e cancellare:FELICE PER LA VOSTRA VISITA.
    Grazie tesoro. Un abbraccio.
    La mia e-mail : ferrigianna@alice.it

    ResponderExcluir
  13. A paz
    Amei o seu blog...
    Deus é Maravilhoso e todos nós somos seus filhos...
    Kata

    ResponderExcluir