segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

FÁBULA DO BEIJA-FLOR

O BEIJA-FLOR E O ELEFANTE.
Relata a fábula que havia uma imensa floresta onde viviam milhares de animais, vivendo todos em paz e desfrutando daquele lugar maravilhoso. Num certo dia uma enorme coluna de fumaça foi avistada ao longe e, em pouco tempo, embaladas pelo vento, as chamas já eram visíveis por uma das copas das árvores. Os animais para salvar-se do incêndio começaram a correr, fugindo... Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia. Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio. O elefante, admirado com tamanha coragem, aproximou-se e perguntou ao beija-flor: - Seu beija-flor, o senhor está ficando louco? Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água? Fuja enquanto é tempo! Não percebe o perigo que está correndo? Se retardar a sua fuga talvez não haja mais tempo de salvar a si próprio! O que você está fazendo de tão importante? E o beija-flor respondeu: - Sei que apagar este incêndio não é apenas problema só meu Sr elefante. Eu apenas estou fazendo a minha parte! Preciso deste lugar para viver e estou dando a minha contribuição para salvá-lo! – O Senhor elefante tem razão quando diz; -“ há mesmo um grande perigo em meio aquelas chamas”, mas acredito que se eu conseguir levar um pouco de água em cada vôo que fizer da cachoeira até lá, estarei fazendo o melhor que posso para evitar que nossa floresta seja destruída. Em menos de um segundo o enorme animal marchou rapidamente atrás do beija-flor e, com sua vigorosa capacidade, acrescentou centenas de litros d’água às pequenas gotinhas que ele lançava sobre as chamas. Notando o esforço dos dois, em meio ao vapor que subia dentre alguns troncos carbonizados, outros animais lançaram-se para a cachoeira formando um imenso exército de combate ao fogo. E venceram o incêndio... Ao cair da noite, os animais da floresta estavam exaustos pela dura batalha vivida, mas vitoriosos porque permaneceram sobre a relva que duramente haviam protegido.
Já pensou como a natureza com seus animais esta repleta de lições para vida. Existem muitos seres irracionais que nos transmitem excelentes lições. Considere a abelha com a sua disciplina e modelo de vida em sociedade, a aranha com a sua perseverança, a formiga com a sua força de trabalho, a pomba com a sua mensagem de paz, o cachorro com a sua lealdade e tantos outros... Na fábula o beija-flor nos ensina que sempre podemos fazer a diferença! O seu modelo de atitude; arrastando outros com o seu exemplo, fazendo o melhor possível com perseverança, persistência e fé. Serve como parada para uma boa reflexão na floresta onde vivemos! Em que os valores éticos estão se perdendo na sociedade como um todo, estamos incertos onde vai parar tanta violência e tanto outros descalabros! Precisamos de muitos beija-flores! Beija-flores que não desistam na primeira dificuldade, mesmo diante de inúmeros maus exemplos e que reforcem com grandes atitudes suas qualidades, resistindo bravamente, sendo exemplos a serem seguidos, podendo através do seu agir atrair tantos outros, formando um verdadeiro exército na transformação de um mundo melhor, mais justo e repleto de oportunidades. Façamos assim a nossa parte!

7 comentários:

  1. Olá Valdemir!

    Gostaria de agradecer sua visita tão simpática ao meu blog 'Espírita na Net' e tb suas palavras tão gentis, que muito me agradam e estimulam! Obrigada! Gostei muito de conhecer seus 2 blogs, especialmente este aqui, é muito bonito, parabéns! Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  2. Era o que eu precisava, bom.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Conocía el mensaje... en portugués suena mejor. El contenido debería ser repetido hasta el cansancio para que todos entiendan el fondo de la cuestión. Hermoso. Bello. Contundente. Un abrazo andino. Víctor

    ResponderExcluir
  4. Salva o teu povo e abençoa a tua herança; apascenta-os e exalta-os para sempre.
    Salmos 28:9
    Amém

    ResponderExcluir
  5. Amigo, vc se superou nesse texto tão sensivel e educativo.bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Valdemir!

    Lindo texto, parabéns, peço a sua permissão para publicá-lo em meu blog mantendo os créditos naturalmente.
    Obrigada
    Luz e Amor

    ResponderExcluir
  7. oi
    faz muito anos usávamos esse texto em sala de aula quando trabalhar o meio ambiente era bastante discreto e diferente de hoje que soa como pedido de socorro. Vou seguir você ok e o convido para conhecer meu blog quando quiser será bem-vindo!
    http://rosasta.blogspot.com/

    ResponderExcluir